Abordagem Notícias
OSSIRES MAIA
EXCLUSIVO • 17/06/2023, atualizada em 21/10/2024 às 07:35

Caso Fema: Ministério Público exige revogação imediata de decreto municipal sob pena de providências c438

O Termo de Ajustamento de Conduta do MP com o Município pretende só suprir uma omissão legislativa.

Caso Fema: Ministério Público exige revogação imediata de decreto municipal sob pena de providências

Na tarde de sexta-feira, 16, para surpresa de muitos, o prefeito, José Aparecido Fernandes anunciou ter firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, bem como informou que o Conselho Curador, formado por representantes da comunidade assisense – dentre eles alunos, está temporariamente suspenso, e acrescentou a formação de um Grupo Gestor, constituído por alguns professores da instituição, um advogado, um médico pediatra (ex-prefeito de Assis), e secretários municipais (Saúde e Educação). Nesta manhã de sábado, 17, Abordagem Notícias contatou o promotor de justiça de Assis, Fernando Fernandes Fragra, que foi quem assinou o TAC, e fez alguns questionamentos, como por exemplo, a legitimidade das ações anunciadas.

O representante do Ministério Público explicou que “o acordo do Ministério Público com o Município pretende apenas e tão somente suprir uma omissão legislativa em relação à estrutura integral da FEMA. "A ideia é estruturar a Fundação para que questões como a que vimos recentemente, muitas das quais ainda objetos de apuração, não mais se repitam, desde que a regulamentação observe os princípios da istração Pública e respeite o interesse público, o que deverá observado na discussão legislativa do futuro projeto”, disse o promotor.

Sobre a relação entre o TAC e o Decreto, garantiu que inexiste: “Não há previsão de interferência, de qualquer natureza, na FEMA. Evidente que para o cumprimento da obrigação assumida no TAC, o município pode adotar qualquer providência, desde que a lei assim permita. Mas nenhuma medida foi prevista no TAC que, repito, só trata da obrigação de o Poder Executivo acabar com uma lacuna legal que já perdura há bastante tempo", frisa.

Sobre a legalidade ou não do decreto: “Respeitados os limites que a legislação hoje impõe ao membro do Ministério Público para tratar, publicamente, de casos em andamento, o que eu posso dizer é que o que se aguarda é a revogação do Decreto ainda hoje. Caso não seja essa a opção adotada pelo Poder Executivo, medidas urgentes serão adotadas e a questão será levada ao Poder Judiciário, a quem cabe dar a palavra final em caso de controvérsia”, finaliza.

Quem vai constituir o Grupo Gestor? 

De acordo com a informação do prefeito e Assis, farão parte do grupo: Jesualdo Eduardo de Almeida Junior, professor do curso de Direito da instituição; Wilson Luiz de Oliveira, professor do curso de Medicina; o ex-prefeito, Ezio Spera; o advogado Paulo Delchiaro; Almir Martines Moreno, Assessor de Politicas Públicas (cargo comissionado); Dulce, Dulce de Andrade Araújo, secretária da Educação e Cristiani Silvério, secretária da Saúde.

 

Nota Editorial

É lamentável ver a atitude adotada pelo prefeito José Fernandes em relação ao Conselho Curador da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) – órgão garantido por lei e formado por representantes da comunidade assisense. A destituição temporária do Conselho mostra uma falta de valorização da participação da sociedade na gestão pública, bem como uma afronta à legislação que garante a formação do órgão.

É preciso questionar a criação de um Grupo Gestor, que inclusive conta com secretários municipais, em detrimento de um Conselho Curador,que tem membros representantes de classes. É preciso avaliar a legitimidade das ações anunciadas e pensar em como isso afeta a democracia e a transparência na gestão pública.

O promotor de justiça, Fernando Fernandes Fragra, também se posicionou sobre o assunto e deixou claro que o acordo firmado entre o Ministério Público e o município visa apenas suprir uma lacuna legal na estrutura da FEMA, e não justifica a destituição do Conselho Curador. Além disso, Fragra afirmou que o TAC não prevê interferência alguma na FEMA e que medidas serão tomadas caso a opção de revogar o Decreto não seja adotada pelo Poder Executivo.

É preocupante ver uma atitude autoritária e desrespeitosa com a participação da sociedade na gestão pública. O Conselho Curador é um órgão importante e sua destituição temporária mostra uma falta de transparência e democracia na gestão da FEMA. É necessário que o prefeito revogue o decreto e valorize a importância de contar com a participação da sociedade na tomada de decisões sobre questões públicas.

 

Fonte: Redação

© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.



lena pilates
Pharmacia Antiga
Próxima Notícia
Santa Casa recebe moderna cama de parto do Rotary Club Assis do Vale 24v17
Santa Casa recebe moderna cama de parto do Rotary Club Assis do Vale

Mais Notícias 244cj

Vizinho acusado de matar e esquartejar o menino Mateus, em Assis, vai a júri popular
Vizinho acusado de matar e esquartejar o menino Mateus, em Assis, vai a júri popular c3t5m
Equipes da Energisa promovem ação educativa de segurança com alunos de escola em Maracaí
Equipes da Energisa promovem ação educativa de segurança com alunos de escola em Maracaí 593z55
Copa CIVAP de Futsal 2025 começa nesta quarta-feira, 28, com cerimônia de abertura em Assis
Copa CIVAP de Futsal 2025 começa nesta quarta-feira, 28, com cerimônia de abertura em Assis 6t1ln
PAT oferece novas vagas de emprego
PAT oferece novas vagas de emprego 44z5s
Polícia Militar realiza Operação Impacto Visibilidade em Assis
Polícia Militar realiza Operação Impacto Visibilidade em Assis 6a6j33
Deputado Ricardo Madalena é reeleito presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Alesp
Deputado Ricardo Madalena é reeleito presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Alesp 56z6f
Medida provisória cria programa de gerenciamento de benefícios
Medida provisória cria programa de gerenciamento de benefícios 676w5z
ACIA visita ACISC em São Carlos para intercâmbio de experiências
ACIA visita ACISC em São Carlos para intercâmbio de experiências 2n4r4x