Abordagem Notícias
ACIA
ASSIS-SP • 22/05/2025 às 13:42, atualizada em 22/05/2025 às 13:45

Dia Internacional da Biodiversidade: Secretário destaca ações locais e conscientiza a população 4d5w1f

A data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) é celebrada hoje, 22.

Dia Internacional da Biodiversidade: Secretário destaca ações locais e conscientiza a população

Hoje, 22 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para aumentar a compreensão e a conscientização sobre a importância da diversidade biológica e promover ações para sua conservação.

A data é uma ótima oportunidade para destacar as ações locais e conscientizar a população, por isso, o portal Abordagem Notícias, procurou o secretário municipal de meio ambiente, Eduardo Augusto Paiva, para falar sobre as ações da cidade, os desafios e os caminhos para proteger a riqueza natural de Assis.

Segue a entrevista na integra com o secretário:

Por que a preservação da biodiversidade é importante em nível local?

A preservação e conservação da biodiversidade é de extrema importância para diversos aspectos locais. Para a produção agrícola, auxilia a manter o equilíbrio natural, diminuindo a propagação de pragas e doenças através do aumento dos controles naturais dos agentes; promove o aumento do equilíbrio entre ar, solo e águas. No ambiente urbano, o equilíbrio da biodiversidade auxilia a diminuir a incidência de insetos e animais com convivência conflituosa com o ser humano, por exemplo a presença dos “gambás” (ou “saruês” como também são conhecidos”), que ajudam a diminuir a população de cobras, aranhas e escorpiões, por serem parte de sua alimentação.

Quais são as principais espécies da fauna e flora nativas do município?

Como principais espécies de fauna, podemos citar as onças pardas, catetos, tatus, e tamanduás, trairão, bagrinho, entre outros com grande ocorrência; quanto flora, temos exemplares como ipês rosas, roxo, verde, copaíba, pequi, aroeiras, pimenta de macaco, entre diversas outras espécies de árvores e outros tipos de flora, que podem ser consultados no Plano de Manejo da Estação Ecológica de Assis.

Existem áreas de proteção ambiental em Assis? Como elas estão sendo cuidadas?

Sim. Assis conta com duas unidades de conservação estadual, sendo elas a Floresta Estadual e a Estação Ecológica de Assis, que são geridas pela Fundação Florestal, ainda contamos com as Áreas de Proteção Permanente, que são basicamente as vegetações em torno de corpos hídricos e topos de morro e as Reservas Legais que são os fragmentos de vegetação obrigatórios nos imóveis rurais, tendo suas diretrizes estabelecidas pelo Código Florestal e monitoradas pela CETESB, IBAMA, Polícia Ambiental, entre outros órgãos.

Quais são as maiores ameaças à biodiversidade local atualmente?

A mudança de uso e ocupação do solo, com o avanço das fronteiras urbanas e agrícolas, que diminuem os fragmentos de vegetação natural, afetando diretamente a biodiversidade com o desmatamento, que além de diminuir a flora local, desabriga várias espécies da fauna, forçando que se aproximem das áreas urbanas, gerando conflitos entre o ser humano e a fauna.

A Secretaria de Meio Ambiente está desenvolvendo algum projeto específico voltado à preservação da biodiversidade?

Sim. A SEAMA atualmente realiza o monitoramento e gestão de áreas de preservação e recuperação sob responsabilidade da prefeitura, buscando a regeneração de fragmentos de vegetação nativa, além de, junto com o Conselho Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, estar trabalhando na definição de espécies nativas para a arborização urbana. Na questão da biodiversidade referente a fauna, a SEAMA está estabelecendo uma parceria com a Associação de Proteção de Animais Silvestres – A para ações de proteção e conservação da fauna silvestre.

Há ações de reflorestamento, proteção de nascentes ou recuperação de áreas degradadas em andamento?

Sim. Em algumas áreas urbanas já estão sendo realizadas ações de reflorestamento, buscando a harmonia com critérios urbanísticos, como a ampliação de árvores no Parque das Águas I, com o plantio de espécies nativas. Além disso, a SEAMA tem a responsabilidade de condução de recuperação de áreas de fragmentos de vegetação nativos e está realizando o diagnóstico das nascentes, inicialmente urbanas, para realizar o planejamento da recuperação da vegetação destas áreas, além de outras intervenções que serão identificadas como necessárias.

Que ações estão sendo feitas para conscientizar a população sobre a importância da biodiversidade?

Acreditamos que seja necessária uma maior participação das mídias locais para auxiliar na conscientização da importância da biodiversidade local. Atualmente a prefeitura tem dialogado com diversos órgãos para definir ações concretas, e que sejam de competência do município, para efetivarmos a proteção a biodiversidade. De maneira contínua, a Prefeitura também realiza a instalação de placas de trânsito onde é identificada a ocorrência de agem de fauna silvestre, chamando atenção dos motoristas para redobrarem a atenção e evitar o atropelamento destes animais.

As escolas municipais participam de algum projeto de educação ambiental?

Sim, através do Programa de Educação Ambiental da SEAMA em parceria com a SME, estão sendo promovidos plantios de espécies nativas e frutíferas nas escolas de período integral do município, aumentando a biodiversidade no aspecto da flora, de maneira a também atrair a fauna local e gerar a aproximação das crianças com a biodiversidade da nossa cidade.

Qual mensagem o senhor gostaria de deixar à população neste dia?

Gostaríamos que as pessoas repensassem na sua relação com a natureza. Recebemos diversas solicitações para corte de árvores por motivos que muitas vezes não justificam o corte de uma árvore, como ela estar estourando a calçada, o que na maioria das vezes é causado porque a árvore não tem um espaço adequado para o crescimento. Já que a pessoa vai reformar a calçada, pode adequar o “espaço árvore” para manter ela ali, garantindo um conforto térmico, sonoro, paisagístico e contribuindo para a preservação da biodiversidade. Precisamos que as pessoas se reconectem com a natureza, lembrando que os principais desafios do mundo am em certo ponto por questões ambientais.

Fonte: Redação - Foto: arquivo pessoal

© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.



lena pilates
Pharmacia Antiga

Mais Notícias 244cj

Moradora de Palmital recorre à solidariedade para continuar tratamento oncológico de alto custo
Moradora de Palmital recorre à solidariedade para continuar tratamento oncológico de alto custo 53h3s
Bodega do Porão reabre suas portas com novidades
Bodega do Porão reabre suas portas com novidades 3m335
Rotary Day Run: a grande novidade que mobilizou 550 corredores na edição 2025
Rotary Day Run: a grande novidade que mobilizou 550 corredores na edição 2025 s3w3r
Assis soma 6.952 casos positivos de dengue e oito óbitos confirmados
Assis soma 6.952 casos positivos de dengue e oito óbitos confirmados zy1u
Assis participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília
Assis participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília 263i3m
Agronomia e Engenharia Mecânica do UNIFIO realizaram visita técnica à Brava Terra Lúpulo
Agronomia e Engenharia Mecânica do UNIFIO realizaram visita técnica à Brava Terra Lúpulo 1w724a
Obituário: Veja os sepultamentos em Assis nesta quinta-feira, 22
Obituário: Veja os sepultamentos em Assis nesta quinta-feira, 22 1h1h5l
Bebê morre em Assis e causa da morte será esclarecida por perícia do IML
Bebê morre em Assis e causa da morte será esclarecida por perícia do IML 2m1ch